sábado, 19 de março de 2011

Obama cancela Cinelândia por receio com evento aberto

SÃO PAULO (Reuters) - Preocupações com a realização de um evento ao ar livre levaram os organizadores da visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a decidirem pela mudança do local do discurso que ele fará domingo no Rio de Janeiro, inicialmente marcado para a Cinelândia e agora agendado para o Theatro Municipal.

"Devido a uma série de preocupações sobre a realização do evento ao ar livre, decidimos que a melhor opção é realizar o discurso em um local fechado", afirmou a embaixada dos EUA em comunicado na tarde desta sexta-feira.

"Lamentamos pelas limitações quanto ao número de pessoas que poderão participar do evento, mas gostaríamos de enfatizar que a intenção do presidente Obama é falar com todo o povo carioca e brasileiro sobre nossos interesses e valores compartilhados", acrescentou.

A embaixada não especificou quais seriam as preocupações que levaram à decisão de transferir o discurso para um local fechado. No entanto, grupos políticos planejavam realizar manifestações contra os Estados Unidos durante o discurso de Obama.

Na praça da Cinelândia, onde Obama faria um discurso a céu aberto, algumas medidas de segurança já estavam sendo adotadas, como a instalação de câmeras de vigilância e o fechamento de todos os acessos, o que ocorreria no final da noite desta sexta.

Além disso, quem quisesse acompanhar o discurso do presidente norte-americano só poderia chegar ao local através de um único acesso, teria de passar por rigorosa revista e não poderia levar malas, bolsas e mochilas. Os edifícios localizados no entorno da praça também seriam fechados.

Obama, que virá acompanhado da mulher Michelle e das duas filhas, fará ainda uma visita ao Cristo Redentor acompanhado da família antes do discurso. Outros possíveis eventos que não foram confirmados pela embaixada dos EUA incluem uma visita à favela Cidade de Deus.

Antes de ir ao Rio de Janeiro, Obama inicia sua visita ao Brasil em Brasília, no sábado. Na capital federal, ele terá encontro com a presidente Dilma Rousseff.

O Brasil é a primeira parada do presidente norte-americano em um tour que inclui Chile e El Salvador.

(Reportagem de Eduardo Simões)


Nenhum comentário:

Postar um comentário