terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O 1º dia útil de 2010 na vida de Lula

Márcio Fernandes/AE

O 1º dia útil de 2010 na vida de Lula
Agências - 4/1/2010 - 20h57

Longe dos protocolos formais, Lula carrega o próprio isopor na cabeça, seguido da mulher, dona MarisaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu ontem, pela primeira vez, encarar um banho de mar, na praia de Inema. Ele continua de férias na Base Naval de Aratu, na Bahia, acompanhado de familiares e convidados.
Coincidentemente, ou não, o presidente acabou escolhendo o dia mais chuvoso para sair com a primeira-dama, Marisa Letícia. Acompanhado também pelo general Gonçalves Dias, responsável por sua segurança, Lula chegou, por volta das 10h50, à área mais remota da praia, a cerca de um quilômetro do local onde os civis têm acesso – o píer da praia de São Tomé do Paripe, no subúrbio ferroviário da capital baiana, cerca de 40 quilômetros do centro da cidade.
Mesmo com o céu nublado, o presidente não perdeu o pique. Vestiu uma sunga azul e foi espairecer nas águas do mar. De chapéu e vestido branco, a primeira-dama Marisa Letícia não acompanhou o marido. Preferiu ficar olhando a cena de longe, confortavelmente instalada em uma mesa, debaixo de um toldo, conversando com duas outras senhoras.
Por causa da chuva, só Lula e um rapaz não-identificado é que tiveram coragem de entrar na água. Os dois nadaram por aproximadamente meia hora.
Quando começou a chover forte, o presidente deixou o mar e se juntou à primeira-dama. Assim que chegou à mesa, retirou uma lata de uma
Márcio Fernandes/AE
De sunga azul, depois do banho de mar em clima de trovão e chuva, mais água – debaixo da ducha na praia.caixa de isopor e foi conversar com os demais presentes. Cerca de 20 minutos depois, o presidente Lula resolveu voltar para o mar. Mesmo de longe, da praia, era possível escutar os estrondos de sucessivos trovões. Dessa vez, Lula só permaneceu no mar por uns 15 minutos – e então voltou para a areia. Tomou uma chuveirada na ducha da praia e retornou à mesa – onde ficou, até às 12h30, quando o grupo todo deixou a praia. E foi o próprio presidente quem levou o isopor de volta às instalações da base naval – na cabeça.
Lazer desfeito – O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, continua na Bahia, em sua casa de praia, no litoral norte do estado. De acordo com a assessoria de imprensa do ministro, ele deverá retornar a Brasília hoje, pois recebeu um telefonema do presidente Lula, pedindo-lhe que acompanhasse, de perto, a situação em Angra dos Reis e na Baixada Fluminense.
Ministros ao léu – Dos 37 ministros que compõem a equipe de Lula, 23 deles tiraram férias. A maior parte do time retorna ao batente na próxima segunda-feira, dia 11, como o presidente – que amanhã estica o período de férias rumo ao Guarujá (SP).
Pré-candidata do PT à sucessão de Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, voltará ao trabalho hoje. O PT já preparou intensa agenda de contatos políticos para ela até 18 de fevereiro, quando o 4.º Congresso Nacional do partido homologará sua candidatura ao Planalto e aprovará as diretrizes de seu programa de governo.


Diário do Comércio de 5 de janeiro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário