Brasil não pune lavagem de dinheiro, aponta entidade
da Folha Online
O Brasil não consegue combater e punir a lavagem de dinheiro, informam Mario Cesar Carvalho e Lilian Christofoletti* em reportagem publicada nesta segunda.
Segundo relatório do Gafi (Grupo de Ação Financeira), faltam leis, disposição das autoridades para sequestrar bens comprados com dinheiro ilícito e preparo dos tribunais superiores para combater o crime, que une traficantes, corruptos e criminosos do colarinho branco.
A reportagem lembra que as duas das maiores investigações de lavagem no Brasil, sobre o banco Opportunitty e a empreiteira Camargo Corrêa, foram paralisadas por decisões do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal).
A lavagem de dinheiro acontece quando criminosos investem o dinheiro obtido ilegalmente em um negócio legal, como posto de gasolina, por exemplo.
Em outra reportagem também publicada hoje, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr., diz que a maioria das críticas feitas pelo Gafi serão corrigidas por um projeto de lei de iniciativa do Ministério da Justiça que aguarda aprovação desde 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário