terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lula mostra bom humor em 1o evento após crise de saúde



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sorri durante cerimônia de reabertura dos trabalhos do Judiciário, no Supremo Tribunal Federal.
REUTERS/Ricardo Moraes



Abatido, Lula mostra bom humor em 1o evento após crise de saúde
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


BRASÍLIA (Reuters) - Mesmo mantendo a formalidade da cerimônia e aparentando estar abatido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou bom humor nesta segunda-feira em seu primeiro compromisso oficial depois de sofrer uma crise de hipertensão na semana passada.
Lula, que apresentava olheiras, participou da cerimônia de reabertura dos trabalhos do Judiciário, no Supremo Tribunal Federal, depois de passar os últimos dias descansando e ter sido internado em um hospital no Recife na quarta-feira em decorrência de um pico de pressão arterial.
"O Tribunal Superior do Trabalho bateu recorde de produtividade em 2009, julgando mais de 265 mil processos ao longo do ano e reduzindo o seu passivo de processos pendentes para 178 mil. Espero que algum meu tenha sido julgado. Faz tanto tempo", disse o presidente, ex-sindicalista, rindo e arrancando sorrisos dos demais presentes.
Durante a solenidade, Lula conversou amistosamente ao pé do ouvido com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.
Em seu discurso, o presidente destacou os esforços do Executivo, do Legislativo e da Justiça para ampliar o acesso e dar maior agilidade ao sistema judiciário nacional. Ele também citou os avanços no processo de consolidação da democracia e das instituições do país.
A pressão arterial do presidente chegou a 18 por 12 na quarta-feira, o que o forçou a cancelar a viagem que faria ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, onde receberia o prêmio de "Estadista Global" na sexta-feira.
Seus médicos e assessores disseram que a causa da crise foi excesso de trabalho. Mesmo assim, o presidente Lula afirmou que manterá o ritmo de sua agenda.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário